Armazenamento baseado em SSD ou 100% SSD?

A configuração de I/O (entrada/saída) utilizada por um servidor tem papel extremamente relevante no desempenho final de suas aplicações. Com as opções existentes no mercado atualmente, a escolha do tipo de armazenamento deve ser feita levando em consideração basicamente a quantidade de espaço em disco e o desempenho (iops, mb/s) desejado.

O que é armazenamento 100% SSD?
O armazenamento 100% SSD consiste de estruturas de armazenamento que somente possuem dispositivos/discos do tipo SSD (nenhum disco mecânico). Este é o dispositivo de armazenamento mais rápido do mercado, porém entrega menos espaço em disco.

O que é armazenamento baseado em SSD?
O nome “armazenamento baseado em SSD” tem se tornado frequente no mercado e em alguns casos pode remeter ao usuário a ideia de um storage 100% SSD, o que não é o caso. Armazenamento baseado em SSD se refere a uma tecnologia de armazenamento com SSD Cache. Em alumas configurações e, principalmente, dependendo do tipo de uso, pode atingir desempenho próximo ao 100% SSD (ex: situações em que o buffer é suficiente para atender 100% das solicitações de leitura/escrita). Conheça melhor o SSD cache no link SSD Cache.

ssd_vs_hdd

Quando utilizar SSD Cache e quando utilizar 100% SSD?
Esta é uma questão basicamente de necessidade de armazenamento e custo. Quanto mais espaço em disco necessitar, mais caro será o armazenamento do tipo 100% SSD. Então, em geral, quando se busca o melhor custo/benefício, se a demanda de disco for baixa, os planos 100% SSD são o melhor caminho, de forma a tirar proveito do melhor desempenho de I/O (entrada/saída de disco) existente no mercado. Se a demanda de capacidade de armazenamento for alta, os planos SSD Cache se mostram a melhor opção, entregando uma elevada capacidade de armazenamento com desempenho também satisfatório. Em casos específicos de alta de demanda de armazenamento e de desempenho de I/O elevado, dependendo da aplicação, pode ser vantajoso utilizar uma configuração 100% SSD caso caiba dentro do orçamento disponível.

Quais as opções na VirtuaServer?

A VirtuaServer trabalha tanto com tecnologia SSD cache quanto com 100% SSD. Somente na VirtuaServer há flexibilidade para migração transparente de um tipo de armazenamento para outro, assim, não se preocupe com a escolha inicial, já que poderá alterar o tipo de armazenamento/plano em qualquer momento.

Comments

comments