SSD Cache – Conheça esta tecnologia

O SSD e sua Limitação
O SSD chegou ao mercado, há poucos anos, como uma opção muito “mais rápida” aos discos convencionais (mecânicos), porém com um fator limitante para determinados usos: a menor capacidade de armazenamento.

Enquanto os discos mecânicos (convencionais) entregam capacidades de terabytes de dados com facilidade, os SSDs ainda estão bastante distantes disso. Para aplicações que demandam pouco espaço em disco, o SSD costuma atender com perfeição. Para outros casos, o usuário poderia se ver em uma situação bastante limitada ou de alto custo. A tecnologia SSD Cache chega para tentar solucionar esta questão, entregando um desempenho superior e, ao mesmo tempo, mantendo a mesma elevada capacidade de armazenamento dos discos convencionais.

virtuaserver_ssd

O SSD cache em operação
Para entrar em operação, o SSD cache depende de discos mecânicos (HDs SAS ou SATA) e de dispositivos SSD enterprise trabalhando em paralelo. De forma bastante resumida, a tecnologia de SSD cache opera como um buffer (de escrita e/ou leitura) de forma que os dados, ao invés de serem gravados nos “lentos discos mecânicos”, sejam gravados em SSDs e, posteriormente, de forma sequencial nos HDs mecânicos. Já na leitura, a tecnologia determina quais blocos de dados (não sequenciais) são os mais frequentemente lidos e os armazena diretamente no SSD. Estes dados são, então, lidos diretamente do SSD (com todo seu desempenho).

Desempenho
O desempenho desta tecnologia irá depender do tamanho do cache (SSD) e do algoritmo de cache utilizado pela controladora (ex: FIFO, LRU), que é quem determinará quais blocos (dados) estarão acessíveis diretamente no SSD. Caches/SSDs maiores nem sempre resultam em maior desempenho. Contanto que os SSDs tenham capacidade suficiente para atender as demandas frequentes de escrita e leitura, não haverá ganhos na utilização de dispositivos maiores. A VirtuaServer trabalha com a regra de 12% de buffer/cache e o resultado tem sido extremamente satisfatório.
Nossa engenharia acompanha constantemente as estatísticas de utilização (hits/miss) dos armazenamentos com esta tecnologia de forma a estudar e aplicar otimizações/alterações que resultem na melhor performance.

Comparando com outras Tecnologias
Controladoras de servidores, até o momento, se utilizavam de técnica similar, porém utilizando uma memória “própria” (volátil, como a RAM) como buffer, a qual era limitada pelo seu tamanho muito pequeno. Assim, como estamos falando de SSDs com altíssimo desempenho e que hoje (Junho/2014) já são facilmente encontrados com 500GB, em nossos testes, nenhuma outra tecnologia mostrou resultados nem mesmo próximos.

Planos com SSD Cache
A VirtuaServer realiza constantes investimentos em seus servidores e desde 2013 tem migrado, gradativamente, os servidores para a tecnologia SSD Cache (exceção para os planos de hardware dedicado, que tem SSD cache como opcional). Como estamos falando de 6 DataCenters e milhares de servidores, a expectativa de conclusão de atualização completa está para 2014.

Comments

comments