Turbinando seu dedicado com SSD

Estamos em 2012 e já era tempo de termos em produção a solução para o maior gargalo dos desktops e servidores, que são os dispositivos de armazenamento (HDs) mecânicos. O SSD, ou Solid State Drive, é o dispositivo de armazenamento que revolucionou o mercado. Além de serem extremamente mais rápidos, por não possuírem parte mecânica, acabam com o conceito de fragmentação, geram menos aquecimento e consomem menos energia (tecnologia verde).

Repetindo o pioneirismo de 2004, a VirtuaServer está mais uma vez à frente e é a primeira empresa do Brasil a trabalhar com servidores dedicados, Cloud Server e VPS com armazenamento SSD em DataCenters no Brasil e nos EUA. Além de trabalharmos somente com SSD Intel pela sua confiabilidade, todos os discos são espelhados (aumentando ainda mais o desempenho e a segurança). Os planos com SSD são recomendados para clientes que buscam maior desempenho em seu servidor, em especial, aqueles com uma demanda mais alta de I/O (como exemplo, sites com banco de dados).

Por conta de seu elevado custo de aquisição, estes dispositivos são, ainda, dificilmente encontrados até mesmo no mercado de hosting Norte-americano, que costuma estar à frente em termos de tecnologia. Os primeiros servidores VirtuaServer com SSD foram ativados no início do ano de 2011 e já alocam, atualmente, centenas de clientes nesta tecnologia de ponta.

Desempenho
O SSD é mais rápido que o HD mecânico/convencional em todos os aspectos, porém a maior vantagem do SSD não está em seu maior desempenho de escrita sequencial, o qual poderia ser “batido” por vários HDs em paralelo (RAID), mas sim em seu desempenho de leitura/escrita não sequencial (random read/write), que fazem realmente a diferença em um servidor em produção. Em situações reais com HDs mecânicos, seus dados ficam “espalhados” no disco e a agulha precisa se movimentar de um lado para outro para poder realizar a leitura. Esta movimentação gera uma redução de desempenho, motivo dos sistemas de arquivos possuírem grande preocupação com a framentação dos dados. Como o SSD não possui parte mecânica, este problema não mais existe e não há mais o conceito dos dados estarem “espalhados” e dependendo da movimentação de uma “agulha”. Assim, qualquer dado pode ser acessado de imediato e isso se reflete em um extremo ganho de performance para aplicações com bancos de dados ou outras que dependam de acesso ao disco.

Para nossos testes de comparação, buscamos o pior caso, que são clientes com servidores próprios com bancos de dados não otimizados e com servidores sobrecarregados e nos deparamos com situações de sites que dependiam de 10 segundos para carregar reduzindo este tempo para 2 segundos, mantendo o mesmo hardware e alterando somente o dispositivo de armazenamento. Esta é a forma mais simples e barata de turbinar seu servidor.

Garantia de Desempenho
A VirtuaServer é a única empresa do Brasil que trabalha com garantia de VPS/Cloud por Hardware (indica com quantos outros servidores seu hardware está particionado) e, para os servidores com SSD, os dispositivos são exclusivos de cada hardware. Assim, fica fácil saber qual a sua garantia de desempenho: em planos particionados por 2, no melhor caso, terá a disposição o desempenho de todos os SSDs do hardware. Já, no pior caso, metade do desempenho dos SSDs (que estão em RAID, espelhados) deste hardware somente para seu servidor!

Planos
A VirtuaServer possui disponibilidade de planos nos EUA e no Brasil com SSD e até mesmo hardwares 100% dedicados com SSD. Atualmente, os preços são promocionais e seguem a mesma linha dos planos convencionais, podendo ser adquiridos diretamente em nosso site.

Comments

comments